Sobre a Freguesia do Ó

bairro da Freguesia do Ó

Freguesia do Ó é um bairro tradicional da cidade de São Paulo, pertencente ao distrito de Freguesia do Ó. Seu nome vem de Caminho de Nossa Senhora do Ó; as freguesias eram os bairros que ficavam nos arredores da capital(que se restringia ao centro) e que receberam essa denominação até a época da proclamação da república. A história do bairro e do distrito de mesmo nome confundem-se. Entre os bairros setentrionais de além-Tietê, o Bairro Freguesia do Ó destaca-se por ser um dos mais antigos. Suas origens remontam diversas propriedades rurais paulistanas. É conhecido por abrigar a sede da escola de samba Rosas de Ouro.

Etimologia

Freguesia vem do latim Filli Eclesiae, e significa "filhos da igreja". Esta honraria foi a única que se manteve no nome oficial dentre os bairros paulistanos, e que foi concedida como uma forma de divisão do Episcopado, facilitando assim a vida dos fiéis moradores de bairos longínquos, que não mais precisariam se deslocar por horas para receberem amparo religioso. Os demais bairros, como o Brás, Penha e Santo Amaro, aos poucos deixaram de usá-lo nos nomes, e a Freguesia de Nossa Senhora do Ó passou a ser chamada simplesmente de "Freguesia do Ó".

Nossa Senhora do Ó era a Santa de devoção do Bandeirante Manuel Preto, porém o nome correto é Nossa Senhora da Expectação (ou Esperança). O invocativo Ó, faz parte de sete antífonas cantadas durante a novena, que é realizada todos os anos como preparação para o Natal. O mesmo invocativo tornou-se inspiração para a canção "Punk da Periferia", de Gilberto Gil.

Cultura geral

Na década de 1960 a população do bairro passava horas agradáveis no Cine Clipper, o único cinema da região que deu origem ao nome do largo mais conhecido da região comercial da Freguesia do Ó, o Largo do Clipper, a praça onde a maioria dos moradores conhecem. O apelido da praça sobrevive até hoje embora o Cinema não exista mais, e muitos nem ao menos saibam o verdadeiro nome do Largo (Oliveira Viana), ou sabiam também da existência deste cinema (especialmente os mais jovens), onde hoje está instalado um Banco.

Ocorre anualmente a Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais tradicionais do calendário da Igreja Católica, faz da Freguesia do Ó uma das poucas localidades no Brasil onde ainda é celebrada. Os moradores antigos do bairro tinham muitas relações com Pirapora do Bom Jesus, sendo tradicional a romaria anual a essa vila.

Atualidade

Atualmente o bairro sofre um aumento do ataque especulativo de empresas construtoras. Um dos motivos se deve justamente a presença terrenos descampados e casas velhas simples, de baixo valor comercial, em comparação a outros bairros. Isto se deve em grande parte a retificação pela qual o Rio Tietê passou, durante a administração do prefeito Prestes Maia, além das obras que abriram as avenidas Inajar de Sousa e General Edgard Facó nos anos 80, e nelas, a canalização dos rios Cabuçu e Verde (respectivamente). É considerado um dos bairros com melhor qualidade no fornecimento de água dentro da cidade de São Paulo.

A Freguesia do Ó, contudo, ainda carece de áreas de lazer. Ela conta com alguns clubes de malha (CDM), onde jovens praticam esportes, como o futebol, e aposentados jogam malha e bocha, como o CDM Cruzeiro, que fica próximo a avenida Miguel Conejo e com um Grupo Escoteiro.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Freguesia do Ó

Blog do Guia do bairro da Freguesia do Ó

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias da Freguesia do Ó por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Norte

Pirituba, Lapa, Casa Verde, Barra Funda

Dados Principais sobre a Freguesia do Ó

População 138.101 hab. (2010)
Renda média R$ 1.225,20
IDH 0,850 - elevado
Subprefeitura Freguesia do Ó
Região Administrativa Noroeste
Área Geográfica 1

Vídeo sobre o bairro Freguesia do Ó

Mapa Freguesia do Ó - Ver outros: Mapa Sâo Paulo

 

Moradores ilustres da Freguesia do Ó

 

   

  Sobre o EncontraFreguesiadoÓ
Fale com EncontraFreguesiadoÓ
Anuncie no EncontraFreguesiadoÓ
Cadastre sua Empresa no EncontraFreguesiadoÓ (grátis)


Termos EncontraFreguesiadoÓ | Privacidade EncontraFreguesiadoÓ


Bandeira da cidade de São Paulo