Subprefeitura da Freguesia do Ó orienta feirantes sobre as regras de coleta

A feira livre da Rua Marques de Recife, no bairro Freguesia do Ó teve uma manhã movimentada nesta terça-feira (15/3), e não foi só o grito dos feirantes e a pechincha dos fregueses que animou a feira. A Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia realizou uma ação para orientar e conscientizar feirantes e consumidores, na questão do descarte e organização do lixo.

A Subprefeitura está fornecendo uma armação metálica desmontável para cada feirante colocar ao lado da sua barraca, e esta, irá sustentar um saco de lixo. O material utilizado para fabricação do suporte é sucata de ferro de construção e tiras de câmara de pneu de caminhão. A estrutura é prática para o momento da coleta e a desmontagem da feira acontece de forma mais rápida.

Agentes de fiscalização e de limpeza da Subprefeitura entregaram as lixeiras, montaram e orientaram sobre o uso através de folheto educativo. Ao todo foram entregue 40 lixeiras. Vale lembrar que o feirante poderá utilizar a armação em todas as feiras em que participa.

Para atrair o público e chamar a atenção dos consumidores, também participou da ação um boneco fantasiado de gari, que interagiu com os feirantes e brincou com as crianças, ressaltando a importância do descarte correto do lixo.

Esta ação trata-se de um projeto que visa à melhoria do sistema de armazenamento e coleta do lixo gerado, alterando o comportamento comunitário, despertando a conscientização da responsabilidade de todos: feirante, consumidor, prestadores de serviços e moradores.

A iniciativa agradou os feirantes, como Samuel Oliveira Assis de 27 anos que trabalha neste ramo desde criança. “Gostei muito dessa idéia principalmente porque a lixeira é fornecida gratuitamente. Dessa forma fica muito mais fácil depositar e ensacar o lixo. Não tem mais desculpa para deixar o chão sujo”, disse.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo