A Prefeitura de São Paulo realiza sábado o 1º Simulado de Preparação para Desastres na cidade com o objetivo de mostrar como a comunidade e os órgãos envolvidos devem agir em uma situação de escorregamentos e/ou inundação. A ação acontecerá às 10 horas na Comunidade Jardim Damasceno, no bairro Freguesia do Ó, zona norte.
No simulado, será colocado em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) em uma situação crítica nas áreas de risco, devido às inundações e escorregamentos. Após acionamento do sistema de alarme, a comunidade deixará a área usando rotas de fuga, bem como, será demonstrado o trabalho dos órgãos atuantes em desastres.
O exercício tem início com um alerta emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), aos órgãos estaduais e municipais de defesa civil. A segunda etapa envolverá diretamente a defesa civil local que, juntamente com a comunidade, aciona o alarme aos moradores da área, com o objetivo de saírem de suas casas e se dirigirem ao ponto de reunião seguro para cadastro e encaminhamento a um abrigo temporário.
Participarão efetivamente do simulado 116 famílias e, aproximadamente 480 pessoas, que foram preventivamente cadastradas e orientadas. O objetivo final do simulado de preparação para desastres é conhecer os riscos existentes e evitar perdas.
A ação integra o Plano Emergencial Sul-Sudeste, promovido pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com as Coordenadorias Estadual e Municipal de São Paulo de Defesa Civil.
Serviço:
Local: Rua Beira Rio, altura do nº 50 – Freguesia do Ó
Data: 26 de novembro de 2011
Horário: às 9 horas haverá uma explanação de como acontecerá o treinamento e, às 10 horas, ele será iniciado.
Fonte: Diário do Grande ABC